Dúvidas do IRPF: Preciso entregar a declaração do imposto de renda porque tenho empresa?

Image for post
Image for post

Uma dúvida muito comum que assola grande parte dos empresários é se eles estão obrigados a realizar a entrega do imposto de renda, pelo fato de figurar como sócio ou proprietário de uma empresa.

E a resposta a esta dúvida é: depende.

Estar obrigado ou não envolve inúmeros fatores, por este motivo é de suma importância que a realização desta declaração seja acompanhada por um profissional.

É preciso analisar os rendimentos e os bens da pessoa física para saber se ela está obrigada a declarar o imposto de renda, em nosso site temos um perguntas e repostas que pode te ajudar com isso, para saber mais acesse https://camposecanale.com.br/imposto-de-renda-2020.

O que também acaba gerando bastante dúvida entre os empresários é sobre a distribuição de lucro, pois este é um rendimento isento do imposto de renda, sendo assim acredita-se que por não pagar o imposto não há necessidade de entregar a declaração.

Não é bem assim que funciona, a pessoa física que recebe rendimentos isentos acima de R$ 40.000,00 no ano está obrigada a entregar a declaração de imposto de renda, por mais que não tenha pago algum tributo.

Outro ponto importante é que o simples fato de ser sócio ou proprietário de uma empresa, devidamente registrada nos órgãos competentes, não o obriga a entregar a declaração.

Quanto a isso a legislação do imposto de renda é taxativa, só está obrigado a declarar o imposto de renda, a pessoa física que se enquadrada em uma das situações previstas no dispositivo legal.

Ficou com dúvida? Consulte o perguntas e respostas no site da Campos e Canale no link acima!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store