IRPF 2022: Prazo de declaração será mais curto neste ano

Ao contrário dos anos de 2020 e 2021, este ano o contribuinte, além de não ter extensão no prazo, ainda terá menos tempo para entregar sua Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Em 2022 o prazo de entrega de declaração de IRPF terá início às 08 horas (horário de Brasília) do dia 07 de março e terminará às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 29 de abril de 2022.

Após isto o contribuinte que apresentar sua declaração receberá 😢multa por entrega em atraso.

Portanto a Campos&Canale lhe aconselha: comece a organizar seus 🗃️documentos o quanto antes!! Mesmo quando a declaração é ‘mais simples’ ou ‘menos complexa’ é necessário reunir e organizar todos os documentos com calma para não esquecer nenhuma informação importante.

O programa atualizado para a elaborar e fazer a transmissão das declarações de IRPF 2022 pode ser baixado aqui, porém dessa vez só será liberado para ⬇️download às 8h do primeiro dia de entrega da declaração.

Dentre as principais novidades destacamos o fato de poder receber a restituição via PIX e isso é excelente para o contribuinte! O motivo? Antes, para receber restituição, era necessário apontar uma conta bancária em específico e caso encerrasse a conta o contribuinte encontrava muitas dificuldades para apontar a nova conta.

Agora este problema está resolvido: ✔️basta cadastrar o PIX em outra conta.

Simples e prático, não acha? Ah, vale lembrar que a chave PIX precisa ser necessariamente o número de CPF do 😉 contribuinte!

Falando em coisa boa, a restituição 🚀 será efetuada em 5 (cinco) lotes, no período de maio a setembro de 2022. Segue o cronograma 📄 abaixo:

  • 1º lote — 31 de maio de 2022;
  • 2º lote — 30 de junho de 2022;
  • 3º lote — 29 de julho de 2022;
  • 4º lote — 31 de agosto de 2022; e
  • 5º lote — 30 de setembro de 2022.

De forma simples e direta, a restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Se você, por acaso, pagou a menos, tem saldo a pagar. Porém, por outro lado, se pagou imposto a mais, tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo. Isso geralmente ocorre por causa das deduções do Imposto de Renda.

Quer saber mais? Fale conosco!!

Precisa de ajuda com a sua declaração? A Campos&Canale possui esse serviço e pode ser contratado clicando aqui.

O time da Campos&Canale está preparado para lhe atender 👨‍💻

--

--