Novidades no imposto de renda de 2022!

Quem vai declarar o imposto de renda já pode utilizar a funcionalidade de pré-preenchimento da declaração, a função foi disponibilizada na última segunda-feira, dia14 de março.

A opção está disponível em todas as plataformas digitais do IRPF, para pessoas que possuem certificado digital e conta nível ouro ou prata na plataforma gov.br. A declaração pré-preenchida permite recuperar os dados preenchidos na declaração do ano anterior e o contribuinte tem menos chance de errar o preenchimento e cair na malha fina.

Este ano essa opção pode ser feita também pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), para quem possui a conta nível ouro ou prata no gov.br, o que antes era permitido apenas com certificado digital.

A declaração pode ser preenchida de três formas: por meio do programa da Receita Federal para computadores, através do portal e-cac acessando o ambiente do “Meu Imposto de Renda”, ou ainda pelos aplicativos disponíveis na App Store e Google Play.

Além desta novidade o contribuinte pode receber a sua restituição por meio de PIX também, contudo a chave precisa ser, necessariamente, o CPF do contribuinte.

O pagamento segue com a mesma atualização, podendo ser realizado pela ferramenta do PIX e ainda parcelado em oito vezes.

Mas fique tranquilo caso você não utilize este meio de pagamento, pois os métodos anteriores de débito em conta ou geração de guia ainda podem ser utilizados, basta escolher a opção de pagamento/restituição quando entregar a sua declaração.

O prazo de envio da Declaração do IRPF 2022 termina em 29 de abril.

Entenda os níveis da conta gov.br

O gov.br é uma plataforma de unificação dos canais digitais do Governo Federal. Por meio de login com CPF e senha, a pessoa tem acesso a centenas de serviços e documentos. Os níveis dependem do grau de validação dos dados do cidadão. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta.

Nível bronze: é a primeira conta criada pelo usuário com o preenchimento do cadastro via formulário online para validação dos dados na Receita Federal ou INSS.

Nível prata: quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.

Nível ouro: quando a pessoa faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral ou realiza a validação dos seus dados com certificado digital compatível com o ICP-Brasil.

A conta para acesso ao gov.br pode ser criada aqui.

Fonte: Receita Federal

Gostou? Quer saber mais sobre o imposto de renda?

Então acesse o nosso site e nos siga nas redes sociais.

Site: www.camposecanale.com.br

Instagram: @camposecanale_contabilidade

Facebook: @CamposeCanale

Linkedin: Campos e Canale Assessoria Contábil Ltda

--

--