Nunca declarei meu imposto de renda e agora?!

Image for post
Image for post

A declaração de ajuste de imposto de renda possui periodicidade de entrega anual e possui prazo para sua transmissão, que normalmente é até 30 de abril, salvo exceção como neste ano que o prazo foi estendido até 30 de junho.

Em primeiro lugar, se você nunca entregou a sua declaração é preciso verificar se em algum dado momento você estava obrigado a declarar.

Em 2020, as situações que obrigavam o contribuinte a declarar o imposto de renda eram:

Image for post
Image for post
Fonte: Receita Federal

Vale mencionar que você pode estar obrigado a declarar em 2020, porém pode ficar desobrigado em 2021, entregar declaração de imposto de renda em um ano não lhe obriga a entregar no ano seguinte, isso não é uma condição.

Se você estava obrigado a entregar a declaração este, ou nos anos passados, segundo a tabela da Receita Federal, ainda é tempo de entregar a sua.

A declaração entregue após o prazo final, possui multa de 1% sobre o tributo a pagar, sendo o seu valor mínimo de R$ 165,74, sendo que este valor pode ser compensado com o imposto a restituir.

Mas atenção, deve ser respeitado também o prazo prescricional das declarações de imposto de renda que são de 5 anos, portanto declarações passadas superior a este período como 2012 ou 2013, não precisam mais ser entregues.

Salvo exceções de litígio tributário onde o prazo é congelado, mas isso acontece em processos administrativos e judiciais.

Gostou? Quer saber mais sobre declaração de imposto de renda? A Campos e Canale pode te ajudar com isso, acesse o nosso site e contrate o serviço de entrega de declaração, é tudo de forma online para a sua segurança!

Site: www.camposecanale.com.br/imposto-de-renda-2020

Instagram: @camposecanale_contabilidade

Facebook: @CamposeCanale

Linkedin: Campos e Canale Assessoria Contábil Ltda

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store