Image for post
Image for post

A avaliação de desempenho é uma estratégia de gestão de pessoas, que tem como objetivo buscar um melhor entendimento sobre o nível de performance dos colaboradores da empresa.

Em outras linhas o seu principal objetivo é mensurar as habilidades dos profissionais para identificar oportunidades de melhorias e então desenvolver um plano de ação voltado para o desenvolvimento dos funcionários.

Esta é uma estratégia criada no final do século XX, que vem ganhando grande espaço no mundo corporativo pelos benefícios que proporciona.

A principal vantagem da avaliação de desempenho é permitir que os gestores tenham conhecimento do nível de performance de seus colaboradores, e identificar o que pode ser feito para desenvolvê-los.

Esta estratégia proporciona uma série de benefícios para todos os envolvidos, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior retenção de talentos;
  • Redução dos índices de absenteísmo e turnover;
  • Aumento da motivação e engajamento;
  • Melhoria no relacionamento entre as equipes.

Obter estes resultados é fundamental investir em ações que promovam o bem estar dos funcionários em seu ambiente de trabalho, que desenvolvam suas habilidades e permita a evolução deles dentro da empresa.

Essa não é uma tarefa fácil, é necessário seguir alguns passos importantes antes de realizar a implantação de um sistema de avaliação de desempenho que gere um resultado desejável.

Portanto a empresa deve realizar a definição dos objetivos, criar uma metodologia que seja adequada ao seu momento, realizar a capacitação dos envolvidos no programa e estruturar ferramentas que possibilitam a avaliação de suas medidas.

Em um processo de avaliação de desempenho também é importante avaliar o comportamento do colaborador em relação a equipe, o comprometimento com as suas tarefas, postura, progressos e limitações.

Os resultados desta avaliação são extremamente ricos para proporcionar o desenvolvimento dos funcionários.

Mas não se esqueça do feedback, é importante deixar claro a importância do processo que foi feito, e tratá-lo como um momento amigável.

É importante que seja exposto os pontos positivos e negativos que foram avaliados, e mostrem as ações que podem ser tomadas para melhorá-los.

Caso tenha o interesse em realizar uma avaliação de desempenho em sua empresa é importante ter em mente qual modelo é mais adequado a sua realidade, pois existem diversos tipos de avaliações de desempenho que podem ser adotadas, cada uma com características bem distintas.

Vamos listar aqui alguns métodos para que os empresários possam ter um norte:

Avaliação 180 graus;

Avaliação 360 graus;

Autoavaliação;

Avaliação por indicadores;

Avaliação comportamental.

A avaliação de desempenho é um bom método para investir no bem estar e no desenvolvimento dos colaboradores, além de analisar o que pode ser feito para aperfeiçoar seus desempenhos.

Gostou? Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Então acesse o nosso site e nos siga nas redes sociais!

Site: www.camposecanale.com.br

Instagram: @camposecanale_contabilidade

Facebook: @CamposeCanale

Linkedin: Campos e Canale Assessoria Contábil Ltda

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store