Image for post
Image for post

O cartão BNDES é um produto do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) oferecido por bancos que possuem uma permissão para a sua emissão.

Este produto se trata de uma linha de crédito que possibilita o financiamento de uma série de produtos e serviços disponibilizados no Portal de Operações do BNDES.

Os empresários individuais, inclusive os MEIs, e as micro, pequenas e médias empresas com faturamento bruto anual de até R$ 300 milhões, podem contar com este cartão para realizar um investimento em sua atividade ou suprir a falta de capital de giro.

As compras com este cartão podem ser realizadas de forma direta ou indireta, sendo a primeira quando o comprador acessa a área restrita do site do cartaobndes.gov.br, que funciona como um catalogo de produtos onde é discriminado o seu valor, e realiza a sua compra.

No segundo caso o processo de compra é iniciado mediante contato, fora do site, entre comprador e fornecedor, permitindo a negociação de preços.

Nesta última modalidade de compra, os preços não são exibidos no portal e é o fornecedor que deve acessar a área restrita do site para finalizar o processo de compra.

Portanto você pode utilizá-lo para comprar aonde quiser, desde que o fornecedor esteja credenciado no BNDES.

Para consultar se o fornecedor que está negociando é credenciado ou não você pode acessar o site do BNDES clicando aqui.

Como dito, para realizar o pedido de seu cartão BNDES, é necessário que o pedido seja feito em um banco credenciado, para lhe ajudar com essa questão, se tiver interesse, estamos deixando logo abaixo uma lista destas instituições:

- Banco do Brasil;

- Banco do Nordeste;

- Banestes;

- Banrisul;

- Bradesco;

- BRDE;

- Caixa Econômica Federal;

- Itaú;

- Santander, e;

- Sicoob.

A empresa pode escolher livremente o banco que mais lhe agrada para fazer a sua emissão, seja por já obter um bom relacionamento com algum deles ou por conseguir mais vantagens na sua contratação, sendo que, caso a empresa já tenha tido uma recusa de solicitação do cartão em um banco credenciado, ainda sim é possível realizar novo pedido em um banco diferente.

O limite de crédito para cada cliente varia de acordo com a movimentação anual da empresa e os parcelamentos podem ser efetuados em até 48 vezes com taxa de juros pré-fixada.

Com o cartão é possível realizar compras apenas de bens novos, e que sejam voltados para a atividade da empresa, sendo vedado o uso do cartão de forma pessoal em nome dos sócios.

Em resumo se trata de um cartão para financiar a atividade da empresa.

Para o MEI solicitar seu cartão BNDES, é necessário estar formalizado (com CNPJ) e que sua atividade faça parte das Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES. Além disso, as documentações solicitadas são:

- Certidão Negativa de Débitos (CND) relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos (CPEND) relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;

- Certificado de Regularidade do FGTS

- Comprovação de Regularidade quanto à entrega da RAIS (no caso de MEI com funcionário);

- Declaração de que está legalizado perante os órgãos públicos;

Vale frisar que a empresa solicitante deve estar em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais, para conseguir a emissão de seu cartão.

Caso esteja tudo em dia na sua empresa e tenha o interesse em solicitar o cartão siga o passo a passo:

1. Acesse o site: www.cartaobndes.gov.br

2. Clique em “Solicite seu Cartão BNDES”;

3. Selecione o banco emissor;

4. Preencha a proposta de solicitação do cartão BNDES; e

5. Dirija-se ao banco emissor escolhido, para assinar o Termo de Adesão e apresentar a documentação necessária à realização da análise de crédito, e uma declaração na qual ateste, em síntese, que está com a sua situação regularizada perante os órgãos públicos e a legislação pertinente. (O modelo dessa declaração está disponível no menu “Regras”, localizado no topo da página inicial do site www.cartaobndes.gov.br.)

Para saber mais sobre o assunto, acesse as nossas redes sociais.

Site: www.camposecanale.com.br

Instagram: @camposecanale_contabilidade

Facebook: @CamposeCanale

Linkedin: Campos & Canale Assessoria Contábil Ltda

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store