Na semana passada com o cadastramento par o PIX muitas dúvidas surgiram, mas afinal o que é o PIX?

Image for post
Image for post

O PIX é um meio de pagamento instantâneo, em tempo real, disponível aos pagadores 24 horas por dias, 7 dias por semana. Os pagamentos por meio do PIX são realizados em segundos, facilitando as transações bancárias.

Para operar na plataforma do PIX não é necessário o cadastramento da chave do PIX. Mas, as chaves facilitam e dão mais praticidade, porque não é necessário passar seus dados pessoais. As chaves do PIX podem ser: CPF ou CNPJ, celular, e-mail, QR CODE ou ainda por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação.

O grande diferencial do PIX é o seu custo, que será mais barato do que o valor cobrado atualmente pelas instituições financeiras quando da realização de TED e DOC e a acessibilidade, uma vez que a TED e o DOC somente funcionam em dias úteis.

Para usar o PIX será necessário que pagador e recebedor possuam conta em banco, instituição de pagamento ou fintech. O PIX será obrigatoriamente gratuito para as pessoas físicas, mas as empresas poderão ser cobradas pelas instituições financeiras.

Desde o dia 05/10/2020 o Banco Central liberou para que os usuários possam fazer o cadastro e criação da chave. Em 16/11/2020 o PIX será liberado a população para operação das transações bancárias.

Gostou? Quer saber mais? Acesse o nosso site e nos siga nas mídias sociais!

Site: https://www.camposecanale.com.br

Instagram: @camposecanale_contabilidade

Facebook: @CamposeCanale

Linkedin: Campos e Canale Assessoria Contábil Ltda

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store