Image for post
Image for post

Será que é possível abrir MEI para YouTuber? Como fazer? A Campos e Canale te ajuda com essa questão!

O YouTube é uma plataforma de conteúdos em vídeo criada em 2005 que ganhou um enorme número de seguidores, atualmente é uma das redes sociais mais acessada do mundo.

Ela também é a fonte de renda de muitos produtores de conteúdo, pois a plataforma permite monetizar as visualizações e ainda paga o adsense, que são os anúncios inseridos nos vídeos e vistos até o final.

Dependendo do engajamento do canal e do número de visualizações, o YouTuber, consegue realizar promoções pagas de produtos e serviços oferecidos por marcas que possuem interesse em seu público.

Para formalizar essa atividade econômica é possível abrir um CNPJ, o que torna mais fácil a contratação de marcas que desejam realizar publicações em seu canal.

Fato é que a abertura de um CNPJ pode ser burocrático em algumas situações, levar tempo e ser caro, mas dependendo das atividades a serem exercidas é possível que a pessoa opte por se tornar o chamado microempreendedor individual.

Neste caso a abertura de empresa pode ser muito mais simples, barata e acessível.

Mas afinal o que é o MEI ? Se quiser saber mais sobre essa opção de empresa, nós falamos isso em outro assunto no blog que você pode acessar aqui.

De uma forma bem resumida o MEI é um regime tributário, onde é simplificado os processos de abertura, alteração e encerramento, as declarações a serem entregues são menos burocráticas e o valor do tributo é menor do que outras opções.

Mas tome cuidado! Pois existem certos limites para se ter uma MEI.

Afinal, Youtuber pode ser MEI?

Produtores de conteúdo para o YouTube podem sim se formalizar a partir da criação de um cadastro de Microempreendedor Individual.

É preciso verificar com cuidado quais são os CNAE’s (código nacional de atividade econômica) a serem escolhidos para sua atividade, pois não existe ainda um específico para youtuber, provavelmente você encontre algo como:

  • Produção musical;
  • Estúdios cinematográficos;
  • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente;
  • Atividades de gravação de som e de edição de música;

Entre outras possibilidades. Como os CNAE’s ainda não foram adaptados para a realidade virtual, você pode escolher aquele que melhor se encaixa com a sua atividade e abrir a sua MEI.

Gostou dessa publicação? Quer saber mais sobre o MEI? Acesse as nossas redes sociais.

Site: www.camposecanale.com.br

Instagram: @camposecanale_contabilidade

Facebook: @CamposeCanale

Linkedin: Campos e Canale Assessoria Contábil Ltda

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store